1° ELATH - Encontro Latino-Americano de Tecnologias de Hidrogênio: impulsionando a transição energética na América Latina

Junte-se a nós para um evento crucial que reunirá especialistas, pesquisadores e líderes da indústria para discutir o futuro do hidrogênio na América Latina!

O ELATH visa promover diálogos e colaborações estratégicas para o desenvolvimento de um mercado regional de hidrogênio, impulsionando a descarbonização e a segurança energética da região.

O evento será realizado em conjunto com o 2° SIMPHI – Simpósio Paranaense de Hidrogênio, proporcionando uma plataforma ainda mais abrangente para a discussão sobre o hidrogênio no Brasil.

Essa inscrição é só o primeiro passo!

Isso significa que você está demonstrando interesse em participar do evento, mas ainda não garante sua vaga. Em breve, abriremos o sistema de compra de ingressos e você receberá uma comunicação exclusiva e antecipada com todas as informações sobre a abertura da venda!

Fique ligado(a) em seus emails e redes sociais para não perder essa chance! 😉

Eu concordo expressamente que o Itaipu Parquetec poderá utilizar meus dados pessoais, coletados através do meu cadastro neste formulário, para me contatar por e-mail, para fins de marketing, publicidade, informações institucionais e sobre projetos propostos e instalados no Itaipu Parquetec, pelo tempo necessário para os fins mencionados e que não serão compartilhados com terceiros.

Entendo ainda que posso retificar meus dados e e/ou revogar o meu consentimento a qualquer momento, através do endereço eletrônico: lgpd@itaipuparquetec.org.br, bem como confirmo que li e concordo com a Política de Privacidade do Itaipu Parquetec

Eficiência no Reuso de Efluentes e Sustentabilidade Hídrica

Desenvolvimento de solução que melhore a eficiência do uso da água em processos agroindustriais e que reduzam o volume de efluentes gerados.

A solução deverá possibilitar processos mais eficientes, minimizando o consumo de água e, consequentemente, a quantidade de efluentes que precisa ser tratada, contribuindo para a sustentabilidade dos recursos hídricos e a viabilidade das atividades produtivas.

Controle de Emissão de Partículas e Resíduos orgânicos Leves

Desenvolvimento de tecnologias ou equipamentos que minimizem ou eliminem a emissão de resíduos leves e partículas em suspensão durante o processamento e armazenamento de grãos.
 
A solução deverá resolver a dispersão de cascas de grãos e a emissão de películas de milho.

Gestão Sustentável de resíduos orgânicos e efluentes da pecuária

Desenvolvimento de solução inovadora para a gestão e reaproveitamento de resíduos orgânicos e efluentes da produção/cadeia animal, de modo a minimizar o impacto ambiental e maximizar seu uso, seja como fonte de energia renovável ou em outras aplicações sustentáveis.
 
A solução deverá incluir tecnologias que ampliem o uso da biodigestão e/ou que explorem novas formas de transformar essa matéria orgânica em insumos sustentáveis.

Gestão de Resíduos Agropecuários

Desenvolvimento de soluções inovadoras para a coleta, transporte, tratamento e destinação final de embalagens, com foco na devolução e reutilização dentro ou fora do ciclo produtivo.
 
A solução deverá contar com sistema de rastreamento de embalagens, principalmente de agrotóxicos (recebido x devolvido), e incorporar tecnologias para a transformação em novos insumos ou produtos. Além de soluções que facilitem o aproveitamento direto dos resíduos em outras atividades.

TURISMO 5.0: DIGITALIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Analisará o tema “O potencial e os impactos da adoção de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) no setor turístico.” Durante a apresentação, serão investigadas as inúmeras aplicações dessas tecnologias no campo do turismo, com ênfase na análise dos usos, adaptações, práticas, e os efeitos resultantes da sua integração nesse setor. Assim como apontar caminhos para a Sanidade Digital em tempos de Inteligência Artificial.

INOVAÇÃO E SOFT POWER: AUDIOVISUAL E A IMAGEM DO BRASIL

A mesa trará a importância do audiovisual e no impacto econômico, social e ambiental, assim como na construção de uma imagem pública positiva do Brasil em nível internacional. A mesa mostrará cases como países inovaram na promoção internacional com o foco nas produções audiovisuais e apresentar as potencialidades de uso do território, das locações, personagens e histórias brasileiras como ativos para promover imagens do Brasil no mundo.

IDENTIDADE E GASTRONOMIA COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS NO TURISMO

Aborda a potencialidade da territorialidade e gastronomia como atributos do turismo. Aprofunda as respectivas oportunidades de negócio e potencialidades de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e cultural das regiões. Destaca a necessidade de pesquisa detalhada para melhorar a competitividade territorial por meio da pesquisa de produtos endógenos, coleta, gerenciamento e disseminação de informações, através da inovação. Enfatiza a capacidade dos atores locais em promover uma nova lógica de produção alinhada com o desenvolvimento sustentável ao passo que traz a história, a cultura e o patrimônio material e imaterial como ativos, especialmente na gastronomia. Apresentação de cases aplicados.

DADOS COMO ESTRATÉGIA NO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

A redefinição da experiência do turista será realizada através da inovação tecnológica e pelas telecomunicações. Serão abordadas tendências como a conectividade 5G, a personalização, a realidade virtual/aumentada, os chatbots, entre outros. Assim como, a obtenção dos dados obtidos pelas empresas de telecomunicações, a partir do uso dos dados dos turistas, podem apoiar a elaboração de estratégias de promoção.

CAMINHOS DA ECONOMIA CRIATIVA NO TURISMO

Os vários recortes da economia criativa podem ser uma saída justa, próspera, sustentável e democrática para o desenvolvimento econômico do país, especialmente atrelados ao turismo. O painel tem como objetivo ajudar na compreensão do uso inovador dos ativos da economia criativa no turismo como alavanca econômica a partir da diversidade e cultura do país.

BRASIL FESTIVO: FESTAS, MÚSICA E O RITMO BRASILEIRO

Explore o potencial econômico dos festivais e eventos de grande porte na atração de turistas estrangeiros, destacando como esses eventos impulsionam o turismo e o desenvolvimento econômico. Aspectos cruciais incluem a capacidade de atrair turistas de diferentes partes do mundo, gerar receita em diversos setores, promover a cultura local e melhorar a infraestrutura das regiões anfitriãs. Abordará o estímulo ao empreendedorismo, o marketing internacional, os desafios associados à gestão sustentável desses eventos e como a inovação pode apoiar na logística e operacionalização de um calendário de eventos integrado.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E TURISMO

Este painel abordará como as mudanças climáticas estão impactando o setor de turismo e quais são as medidas necessárias para mitigar esses efeitos. Especialistas discutirão estratégias de adaptação e resiliência, explorando como destinos turísticos podem reduzir suas emissões de carbono, promover práticas sustentáveis e se preparar para os desafios futuros impostos pelas alterações climáticas.

ESG E DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES

Neste painel, será discutido o conceito de destinos turísticos inteligentes, integrando tecnologia e sustentabilidade para melhorar a gestão e a experiência dos visitantes, com alguns cases e exemplos concretos. Os palestrantes abordarão como a aplicação de princípios ESG pode transformar destinos em ambientes mais eficientes, acessíveis e atraentes, utilizando inovações tecnológicas para monitorar e minimizar impactos ambientais, melhorar a governança e promover o bem-estar social. podem abrir novas oportunidades de negócios, atrair investimentos e melhorar a reputação das empresas e destinos turísticos.

ESG COMO OPORTUNIDADE PARA O TURISMO

Focado em como a adoção de princípios ESG (Environmental, Social, and Governance) pode ser uma poderosa alavanca para a transformação positiva no setor de turismo, este painel explorará casos de sucesso e práticas inovadoras. Os palestrantes demonstrarão como iniciativas sustentáveis podem abrir novas oportunidades de negócios, atrair investimentos e melhorar a reputação das empresas e destinos turísticos.

ESG COMO ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE

Este painel discutirá como a incorporação de práticas ESG pode servir como um diferencial competitivo no mercado turístico global. Serão apresentados exemplos de empresas e destinos que implementaram com sucesso estratégias ESG, resultando em maior atração de turistas conscientes, aumento de fidelidade dos clientes e melhoria da eficiência operacional.

Gestão Integrada de Embalagens Agroindustriais

Desenvolvimento de soluções inovadoras para a coleta, transporte, tratamento e destinação final de embalagens, com foco na devolução e reutilização dentro ou fora do ciclo produtivo.
 
A solução deverá contar com sistema de rastreamento de embalagens, principalmente de agrotóxicos (recebido x devolvido), e incorporar tecnologias para a transformação em novos insumos ou produtos. Além de soluções que facilitem o aproveitamento direto dos resíduos em outras atividades.