Vida na Água

Desenvolvimento e diagnóstico do setor pesqueiro: aquicultura familiar e pesca artesanal na região de influência da Itaipu Binacional.

Uma iniciativa com o objetivo de apoiar e promover o desenvolvimento de forma sustentável da aquicultura familiar e da pesca artesanal na região de influência da Itaipu Binacional, nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. O projeto tem como proposta um diagnóstico aprofundado, identificações das instituições representativas (Colônias e Associações) e a quantificação de pescadores que exercem a atividade nesta região.  

O projeto

Um projeto para transformar o setor pesqueiro na região da Itaipu Binacional.

O Vida na Água é uma iniciativa inovadora da Itaipu Binacional, em parceria com o Itaipu Parquetec, voltada para o fortalecimento do setor pesqueiro e da aquicultura familiar na área de influência da usina. 

O projeto abrange os 399 municípios do estado do Paraná e 35 municípios do Mato Grosso do Sul, onde está sendo conduzido um levantamento detalhado  por meio da aplicação de questionários a colônias e associações de pescadores artesanais e produtores de aquicultura familiar, objetivando a criação de um perfil de cada comunidade pesqueira. 

Além do levantamento de dados, o projeto prevê assessoria técnica especializada para o fortalecimento institucional dessas entidades, incluindo apoio na elaboração de propostas para participação em editais de fomento, visando a captação de recursos e o desenvolvimento sustentável do setor, incorporando iniciativas das políticas públicas junto as comunidades. 

Também será aplicada uma segunda pesquisa, diretamente com pescadores e aquicultores, com o objetivo de compreender de forma precisa as necessidades e desafios enfrentados por esses profissionais no dia a dia. Isso fornecerá subsídios para que a Itaipu Binacional seja mais assertiva nas ações e indicações de participação à editais. O Vida na Água é mais do que um diagnóstico — é um passo concreto rumo à valorização, sustentabilidade, organização e crescimento do setor pesqueiro regional.

FAMÍLIAS

Até o final deste convênio, estima-se que mais de 10.000 pescadores profissionais e seus familiares sejam impactados.

ACESSO

Maior acesso a políticas públicas, linhas de incentivo e crédito para as colônias e associações de pescadores artesanais e de aquicultura familiar.

APOIO

Análise, interpretação, divulgação e escrita de projetos para submissão via editais de fomento.

PLATAFORMA

Plataforma digital inteligente, que oferece dados estratégicos para otimização da gestão produtiva.

Fortalecendo colônias e associações, promovendo a sustentabilidade e ampliando mercados.

Do fortalecimento das colônias e associações de pescadores e aquicultores até a comercialização dos produtos, o projeto atua com capacitações, assistência técnica especializada e tecnologias que contribuem para uma gestão mais eficiente e o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira e aquícola. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pescadores e de suas famílias.

Benefícios

Conheça os benefícios para pescadores artesanais e famílias aquícolas

Mais acesso, mais renda, mais qualidade de vida. O projeto Vida na Água pretende transformar a realidade de pescadores artesanais e aquicultores de pequena escala, promovendo uma produção mais eficiente, sustentável e conectada ao mercado.

  • Fortalecimento de colônias e associações

    Consolidação do potencial de cada comunidade pesqueira, apoio à organização e estratégias de gestão para maior eficiência, representatividade e geração de renda.

  • Acesso ampliado a editais

    Incentivo a participação de políticas públicas por meio de editais que tragam recursos financeiros para o setor.

  • Capacitação e transferência de tecnologia

    Realização de cursos, oficinas e seminários que tragam desenvolvimento tanto em recursos humanos quanto na agregação de valor ao pescado e gestão das entidades.

  • Sustentabilidade e boas práticas aquícolas

    Promoção de técnicas sustentáveis e incentivo à certificação para fortalecer a produção responsável e valorizada.

  • Assistência Técnica e Extensão Aquícola

    Consultorias gratuitas com foco na inovação, no desenvolvimento produtivo e no fortalecimento das atividades pesqueiras e aquícolas.

Transformação

Futuro da pesca artesanal

Com acesso facilitado às políticas públicas, pescadores e seus familiares poderão aumentar seu poder aquisitivo, agregar mais valor nos seus produtos e melhorar sua qualidade de vida. Esse processo contribui para o fortalecimento da economia local, promove o bem-estar familiar e garante um futuro mais próspero e sustentável.

0 .000

Toneladas de alimentos comercializadas via PAA e PNAE

0 .248

Famílias beneficiadas

0 %
De aumento na produção

orgânica certificada

R$ 0 .7

Milhões investidos

vida na água na prática

Como funciona na prática?

Transformação e inovação para fortalecer a pesca artesanal e aquicultura familiar.

Diagnóstico e planejamento

O Vida na Água começa com um diagnóstico socioeconômico das colônias e associações de pescadores artesanais e de aquicultura familiar construindo um perfil que identificará as principais demandas, desafios e oportunidades de cada comunidade pesqueira, criando estratégias que irão subsidiar a tomada de decisões de modo a promover o acesso a políticas públicas para melhorar o acesso a recursos, a gestão de comercialização e fomentar a atividade do setor pesqueiro de forma geral. Esse planejamento estratégico garante que as ações sejam alinhadas às realidades locais, maximizando os resultados.

Treinamentos e capacitações

Com olhares atentos a abertura de editais para captação de recursos, principalmente a fundo perdido, Vida na Água também proporcionará capacitações para fortecimento do associativismo das comunidades ribeirinhas, atraves de capacitações práticas e teóricas para os pescadores e bem como sua Colônia ou associação de origem, cursos de aproveitamento e beneficiamento do pescado, Caderneta de Inscrição de Registro (CIR), além de práticas de conscientização ambiental.

Abordando temas como gestão rural, práticas agroecológicas, certificação orgânica e uso de tecnologias. Além de oficinas e seminários, disponibilizamos materiais educativos, como e-books e cartilhas, para que o conhecimento seja acessível a todos. Os dias de campo permitem a troca de experiências e a aplicação direta do aprendizado.

Plataforma digital integrada

Apresentando resumo do diagnóstico do setor pesqueiro artesanal, mapeando as comunidades pesqueiras ribeirinhas e litorâneas, bem como, as instituições representativas (Federação, Colônia, Associação), destacando também espécies comercializadas por região, ampliando acesso a informações e abrindo caminhos para novas comercializações assertivas.

A ferramenta também facilita a transparência e a governança do projeto.

Eventos

Conhecimento que fortalece

Cursos, oficinas e treinamentos para fortalecer o saber e a prática do associativismo, modelação de gestão comercial 

Acesse nossa agenda e fique por dentro dos nossos próximos eventos e capacitações. 

Eventos

Confira como foi o lançamento oficial do Calendário Biodinâmico

Uma ação do Itaipu Parquetec em parceria com a Itaipu Binacional, a Cooperativa Central de Reforma Agrária do Paraná (CCA/PR) e o Governo Federal.

A entrega do material faz parte das ações do projeto Semeando Gestão, que promove a produção agroecológica e sustentável, impactando cerca de 2.500 agricultores familiares no Paraná.

Durante a agenda, a equipe do projeto também realizou visitas técnicas a dois assentamentos atendidos pela ATER e pelos técnicos do convênio Semeando Gestão, acompanhando de perto o trabalho das famílias agricultoras e os avanços no campo.

Download

Materiais exclusivos para você!

Baixe cartilhas, e-books e conteúdos sobre gestão e produção sustentável.

PLATAFORMA

Plataforma Digital Integrada

Gestão inteligente ao alcance de todos.

Com nossa ferramenta digital exclusiva, . Isso facilita o monitoramento da produção, a organização da gestão e a tomada de decisões mais eficientes e sustentáveis.

Depoimentos

Colhendo histórias, plantando futuros

Conheça relatos de quem está transformando a vida no campo com o Semeando Gestão.

"Com o projeto, aprendi a vender minha produção e garantir mais renda pra minha família no campo."

Cláudia Campos Produtora Rural

"Ver os agricultores aplicando o que ensinamos e crescendo juntos é o que mais me motiva no dia a dia."

Miguel Alves Técnico de Campo

"Nossa cooperativa se fortaleceu com gestão, tecnologia e novas formas de acessar o mercado."

Ana Lima Líder de Cooperativa

Área de Atuação

Onde estamos?

Atuamos em todo o estado do Paraná e 35 municípios do Mato Grosso do Sul.

notícias

Últimas notícias sobre o projeto

Acompanhe tudo o que acontece no Vida na Água.

Nosso trabalho é dinâmico, participativo e cheio de boas histórias para contar.

O Estado Mundial da Pesca e da Aquicultura

Publicado bienalmente, este é um relatório detalhado da situação sobre assuntos que vão desde os recursos aquáticos globais até o comércio de frutos do mar ou a extensão da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.  

Leia mais

Plataforma digital do Semeando Gestão é destaque em feira de tecnologia

As atividades envolvem orientação de tecnologias que possibilitam a melhora da produtividade e rentabilidade das propriedades…

Leia mais

Cooperativas aumentam produção orgânica com apoio do projeto

A Itaipu atua com a agricultura familiar em todos os segmentos da cadeia produtiva, com foco em sistemas de produção sustentáveis e orgânicos…  

Leia mais

Juntos, cultivamos um futuro mais sustentável nas águas!

Cadastro

Fique por dentro das novidades do projeto Vida na Água

Copyright © 2025  |  Vida na Água  |  Todos os direitos reservados.

Acesse o Calendário Biodinâmico

Basta preencher o formulário para ter acesso.

Redução de desigualdade no acesso a dados para a gestão eficiente e sustentável da produção

Desenvolvimento de solução inovadora para facilitar o acesso à informação e dados relevantes para os produtores familiares, a fim de permitir a troca de conhecimento e a integração de informações na cadeia produtiva.
 
A solução deverá reduzir a dependência de intermediários e promover uma gestão mais eficiente e inclusiva, permitindo que pequenos produtores utilizem dados de maneira estratégica para aumentar sua produtividade e garantir maior competitividade no setor.

Educação e capacitação

Desenvolvimento de solução para implementação de programas de capacitação que proporcionem aos produtores familiares o conhecimento e as habilidades necessárias para gerenciar suas propriedades de forma mais eficiente e competitiva.
 
A solução deverá levar em consideração usuários de diferentes perfis e diferentes níveis de escolaridade. 

Promoção de redes de colaboração

Desenvolvimento de solução para fomentar a formação de redes entre pequenos produtores, permitindo a troca de experiências e o fortalecimento de ações coletivas (associativismo e cooperativismo) para melhorar a viabilidade econômica das comunidades.
 
A solução deverá abordar aspectos culturais, econômicos e sociais dos diferentes perfis do público-alvo.

Conectividade rural

Desenvolvimento de solução inovadora que melhore a conectividade em propriedades rurais, focando na criação de infraestrutura acessível e sustentável para comunicação e acesso à internet, a fim de promover a inclusão digital dos produtores familiares.
 
A solução deverá abordar formas de superar barreiras geográficas e financeiras, explorando tecnologias emergentes, parcerias com empresas de telecomunicações e o uso de energias renováveis para garantir uma conectividade estável e de qualidade nas áreas rurais. 

Redução da desigualdade de oportunidades

Desenvolvimento de solução que promova a igualdade de oportunidades para pequenos produtores, especialmente mulheres e jovens, garantindo acesso equitativo a financiamento, mercados e capacitação.
 
 A solução deverá ser escalável e aplicável a diferentes regiões rurais do Brasil, por meio de plataformas ou outras ferramentas.

Melhoria da qualidade laboral dos trabalhadores rurais

Desenvolvimento de soluções tecnológicas ou processos inovadores que melhorem a qualidade de vida dos trabalhadores rurais, especialmente em relação à saúde e segurança no trabalho.
 
A solução deverá envolver o uso de tecnologias para reduzir a exposição a agrotóxicos e/ou melhorar as condições de trabalho no campo.

Sustentabilidade e diversificação de tecnologias agrícolas

desenvolvimento de tecnologias inclusivas que aumentem a produtividade e eficiência de pequenas propriedades familiares, levando em consideração as necessidades sociais e culturais de cada região.
 
A solução deverá ser de baixo custo, de implementação facilitada e adaptável a diferentes contextos locais.

Facilitar acesso ao crédito para produtores familiares

Desenvolvimento de solução inovadora que facilite o acesso ao crédito para produtores familiares, levando em consideração suas limitações e especificidades.

A solução deverá incluir plataformas digitais de crédito simplificado, sistemas de avaliação de crédito baseados em métricas em agropecuária, programas de microcrédito ou parcerias com cooperativas locais para criar garantias solidárias.

Facilitação de acesso aos canais de comercialização institucionais

Desenvolvimento de sistemas que possibilitem a conexão entre produtores rurais e cooperativas de produtores, para acessarem os canais de compras institucionais.

A solução deverá incluir ferramentas para monitoramento de editais e prazos, indicando critérios de enquadramento e permitindo que as instituições façam a programação de compras por produto e data de necessidade, via sistema, facilitando a adesão de produtores interessados e a produção programada para mercado garantido.

Redução do desperdício de alimentos e promoção da segurança alimenta

Desenvolvimento de solução estratégica que minimize perdas alimentares, a fim de promover a inclusão social e a equidade econômica.
 
A solução deverá considerar o desenvolvimento de tecnologias que melhorem a logística de distribuição e armazenamento de alimentos, garantir a conscientização sobre a redução do desperdício entre produtores e consumidores, criar modelos de negócios que conectem pequenos agricultores a redes de distribuição que valorizem seus produtos e investigar métodos para reaproveitamento de alimentos.

Rastreabilidade completa na cadeia de produtos agropecuários

Desenvolver e implementar soluções tecnológicas que possibilitem a rastreabilidade completa dos produtos agropecuários, desde sua origem até a comercialização.

A solução deverá incluir ferramentas e sistemas para o monitoramento em tempo real, a coleta e o gerenciamento de dados ao longo de toda a cadeia produtiva, a fim de garantir a transparência, a segurança e a conformidade dos produtos, permitindo que todas as etapas sejam auditadas e verificadas.

Integração de canais de comercialização e alinhamento entre produção e demanda de alimentos

Desenvolvimento de solução para elaboração de sistemas que possibilitem o monitoramento em tempo real da demanda e da produção de alimentos.
 
A solução deverá incluir ferramentas para análise de dados e ajuste da produção conforme as necessidades do mercado, a fim de estabelecer uma conexão eficiente entre a demanda dos consumidores e a capacidade produtiva dos produtores.

Integração de canais de comercialização entre produção e distribuição de alimentos

Desenvolvimento de solução para implementar ferramentas que desenvolvam canais de comercialização eficientes, encurtando a distância entre produtores e consumidores.
 
A solução deverá incluir melhorias na logística, otimização da cadeia de suprimentos e promoção da comercialização direta, aumentando a acessibilidade e a eficiência na distribuição de alimentos.

Gestão integrada de documentos regulatórios e trabalhistas

Desenvolvimento de solução tecnológica integrada que permita a gestão eficiente de documentos regulatórios e trabalhistas (controle de jornada, garantindo a conformidade com as normas de saúde e segurança do trabalho), por meio de plataforma (ferramenta) capaz de listar, organizar e controlar documentos necessários para a conformidade legal, incluindo atualizações automáticas e notificações sobre prazos e renovação de licenças, autorizações e registros.
 
A solução deverá oferecer ferramentas para a gestão de documentos de forma simples para utilização do público-alvo em propriedades rurais, permitindo a interação entre produtores e cooperativas.

Gestão das emissões de gases de efeito estufa

Desenvolvimento de solução tecnológica que permita redução da emissão e/ou que possibilite a captura de gás carbônico e/ou metano e mensuração.

A solução deverá incluir a criação ou aprimoramento de tecnologias que possibilitem a redução e/ou captura eficiente de dióxido de carbono (CO₂) e/ou metano (CH₄), a partir de fontes agrícolas, como solo, resíduos orgânicos e processos de fermentação, entre outras fontes, que sejam possíveis, possibilitando a mensuração de emissões e captura.

Mitigação dos efeitos eventos climáticos extremos na agricultura

Desenvolvimento de solução para implementar tecnologias para cultivo protegido que proporcionem um ambiente controlado, reduzindo a exposição a condições climáticas extremas e melhorando a produtividade.
 
 A solução deverá englobar sistemas de estufas, túneis ou outras estruturas de cultivo protegido que garantam a estabilidade das condições ambientais, promovendo um crescimento saudável e a qualidade dos cultivos.

Mitigação dos efeitos climáticos no cultivo na agricultura

Desenvolvimento de solução inovadora que permita reduzir a erosão do solo e melhorar a retenção de umidade, além de minimizar o impacto das variações climáticas.
 
 A solução deverá incluir tecnologias e métodos que otimizem a conservação de solo, melhorando a produtividade e a qualidade dos cultivos, frente às condições climáticas adversas.

Otimização e diagnóstico de sistemas elétricos na agroindústria

Desenvolvimento de solução de telemetria, preferencialmente portátil, para máquinas elétricas, capazes de gerar diagnósticos precisos de parâmetros elétricos como tensão e corrente.
 
A solução deverá incluir equipamentos que emitem alertas visuais ou sonoros para condições críticas, como sobretensão e sobrecorrente, e que também avaliem a integridade da rede elétrica interna, identificando trechos de cabeamento que necessitam de reforço ou substituição, utilizando ferramentas como mapas de calor.
 
A solução deverá explorar a correção do fator de potência, considerando as inovações de mercado e a relação custo-benefício, com o objetivo de otimizar o consumo de energia reativa no contexto agroindustrial.

Redução do consumo de combustível nas unidades de produção

Desenvolvimento de solução tecnológica capaz de reduzir o consumo de combustível (cavaco/lenha) nas caldeiras da agroindústria.
 
A solução deverá incluir novas tecnologias para melhorar a eficiência das caldeiras, alternativas sustentáveis de geração de vapor, ou o uso de fontes de energias renováveis que substituam ou complementem o uso de cavaco/lenha.

Eficiência no reuso de efluentes e sustentabilidade hídrica

Desenvolvimento de solução que melhore a eficiência do uso da água em processos agroindustriais e que reduzam o volume de efluentes gerados.
 
A solução deverá possibilitar processos mais eficientes, minimizando o consumo de água e, consequentemente, a quantidade de efluentes que precisa ser tratada, contribuindo para a sustentabilidade dos recursos hídricos e a viabilidade das atividades produtivas.

Controle de emissão de partículas e resíduos orgânicos leves

Desenvolvimento de tecnologias ou equipamentos que minimizem ou eliminem a emissão de resíduos leves e partículas em suspensão durante o processamento e armazenamento de grãos.
A solução deverá resolver a dispersão de cascas de grãos e a emissão de películas de milho.

Gestão sustentável de resíduos orgânicos e efluentes da pecuária

Desenvolvimento de solução inovadora para a gestão e reaproveitamento de resíduos orgânicos e efluentes da produção/cadeia animal, de modo a minimizar o impacto ambiental e maximizar seu uso, seja como fonte de energia renovável ou em outras aplicações sustentáveis.
 
A solução deverá incluir tecnologias que ampliem o uso da biodigestão e/ou que explorem novas formas de transformar essa matéria orgânica em insumos sustentáveis.

Gestão de resíduos agropecuários

Desenvolvimento de sistema integrado de gestão de resíduos agropecuários, capaz de otimizar a logística de coleta, rastrear os resíduos desde a origem até a destinação final, e facilitar a separação e o tratamento de resíduos, inclusive os perigosos.
 
 A solução deverá incluir um planejamento eficiente para coletas otimizadas e permitir a interação entre cooperativas, produtores e órgãos reguladores.

Gestão integrada de embalagens agroindustriais

Desenvolvimento de soluções inovadoras para a coleta, transporte, tratamento e destinação final de embalagens, com foco na devolução e reutilização dentro ou fora do ciclo produtivo.
 
 A solução deverá contar com sistema de rastreamento de embalagens, principalmente de agrotóxicos (recebido x devolvido), e incorporar tecnologias para a transformação em novos insumos ou produtos. Além de soluções que facilitem o aproveitamento direto dos resíduos em outras atividades.