Desafio Itaipu Parquetec: Caçadores de Inovação

O desafio é simples: explore o ecossistema e encontre os QR Codes espalhados pelo caminho.

Ao escanear cada QR Code, você libera curiosidades sobre o Itaipu Parquetec. Uma dica: guarde bem as informações, você precisará delas ao final.

Após encontrar os 9 QR Codes espalhados pelo nosso ecossistema, seu desafio estará completo. Aí é só ir até o estande do Itaipu Parquetec, responder o quizz e resgatar sua recompensa. Fácil né?

E aí, pronto para jogar? Então comece sua caçada e boa sorte!

Ecossistema

Você sabe o que é um ecossistema de inovação? É um ambiente onde pessoas, empresas, universidades e instituições trabalham juntas para criar e desenvolver novas ideias que vão beneficiar a sociedade. Vamos descobrir como isso acontece aqui no Itaipu Parquetec? Bora para próxima rodada.

E aí, aprendeu o que fazemos aqui? No final tem quiz valendo prêmio.

Nossos prêmios

O Itaipu Parquetec é movido por inovação, colaboração e impacto real, e isso vem sendo reconhecido em prêmios nacionais e internacionais. Em 2025, fomos eleitos uma das "Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil" (GPTW), conquistamos o Selo ODS Ouro, entre outros prêmios na área de inovação e empreendedorismo. Mais do que troféus, esses resultados são uma conquista compartilhada com todo nosso ecossistema.

Se você achou isso tudo incrível, se prepara porque vem muito mais por aí!

Educação e Universidades

Aqui no Itaipu Parquetec temos três universidades que fazem parte do nosso ecossistema, a Unila, a Unioeste e a Universidade Aberta do Brasil. Essas universidades contribuem com pesquisas, formação de profissionais e desenvolvimento de projetos que fortalecem a inovação e o conhecimento na região.

Guarde bem o que aprendeu, você precisará responder o quiz ao final.

Sustentabilidade e Transição Energética

Você sabia que somos o parque mais completo em soluções sustentáveis para transição energética e tecnologias do futuro? Então, aqui usamos hidrogênio verde, biogás e baterias de segunda vida para produzir energia limpa. Um exemplo é a usina de painéis solares que junto com essas baterias levam energia limpa para a Ilha de Trindade, um dos locais mais remotos do Brasil.

Anotou tudo? Então se prepara, porque o desafio vem aí!

SPOT, o cão robô

E se eu contar para vocês que temos parceria com a maior empresa de robótica do mundo, a Boston Dynamics? Ela produz o SPOT, o cão robô, que ajuda a realizar trabalhos difíceis e perigosos. Rápido e inteligente, ele ajuda a expandir o uso da robótica e da inteligência artificial na indústria.

Cada informação conta. Você precisará delas ao final do desafio.

Segurança de Infraestruturas Críticas

Aqui, inovar e proteger andam juntinhos! Por isso, criamos projetos e tecnologias que cuidam da segurança cibernética, das barragens e dos sistemas de energia, para que tudo funcione direitinho e sem risco de ataques hackers. E atendemos gente grande, como a Itaipu Binacional, a Receita Federal e a Petrobrás.

Aprender é o primeiro passo. O segundo? Mostrar o que aprendeu no quiz!

Arquitetura e Engenharia

A equipe de Arquitetura e Engenharia do Itaipu Parquetec é quem planeja e faz projetos cheios de tecnologia e criatividade, atendendo empresas públicas e privadas e otimizando obras. Eles pensam em cada detalhe das construções, sempre buscando formas seguras, bonitas e modernas de construir.

Guardou tudo no HD da sua cabeça? O quizz vem aí!

Hubs e Empreendedorismo

Se você quer tirar sua ideia do papel, criar uma startup ou empreender, o Itaipu Parquetec é o lugar certo. Nossa incubadora e aceleradora tem a mais alta certificação e já abriga mais de 100 startups. Aqui, você encontra todo o apoio para planejar e criar soluções que fazem a diferença.

Anota tudo e memoriza, você vai precisar depois.

Turismo Sustentável

E além de tudo isso, a gente ainda é parceiro das suas experiências turísticas, já que aqui, fazemos a gestão do Complexo Turístico Itaipu e do Mercado Público Barrageiros, onde os visitantes se divertem, comem bem e acompanham atrações culturais regionais e educacionais.

Aqui informação vale ouro... ou melhor, prêmio.

Itaipu Mais que Energia

Você sabe onde consegue ver mais das ações que desenvolvemos aqui no Itaipu Parquetec? Com a nossa parceira, a Itaipu Binacional, através do Itaipu Mais que Energia, um programa que leva educação, sustentabilidade e ações sociais para as pessoas, melhorando a vida de muitos brasileiros.

Atenção! O quizz vem aí. Está aprendendo tudo?

Realização

Apoio

Redução de desigualdade no acesso a dados para a gestão eficiente e sustentável da produção

Desenvolvimento de solução inovadora para facilitar o acesso à informação e dados relevantes para os produtores familiares, a fim de permitir a troca de conhecimento e a integração de informações na cadeia produtiva.
 
A solução deverá reduzir a dependência de intermediários e promover uma gestão mais eficiente e inclusiva, permitindo que pequenos produtores utilizem dados de maneira estratégica para aumentar sua produtividade e garantir maior competitividade no setor.

Educação e capacitação

Desenvolvimento de solução para implementação de programas de capacitação que proporcionem aos produtores familiares o conhecimento e as habilidades necessárias para gerenciar suas propriedades de forma mais eficiente e competitiva.
 
A solução deverá levar em consideração usuários de diferentes perfis e diferentes níveis de escolaridade. 

Promoção de redes de colaboração

Desenvolvimento de solução para fomentar a formação de redes entre pequenos produtores, permitindo a troca de experiências e o fortalecimento de ações coletivas (associativismo e cooperativismo) para melhorar a viabilidade econômica das comunidades.
 
A solução deverá abordar aspectos culturais, econômicos e sociais dos diferentes perfis do público-alvo.

Conectividade rural

Desenvolvimento de solução inovadora que melhore a conectividade em propriedades rurais, focando na criação de infraestrutura acessível e sustentável para comunicação e acesso à internet, a fim de promover a inclusão digital dos produtores familiares.
 
A solução deverá abordar formas de superar barreiras geográficas e financeiras, explorando tecnologias emergentes, parcerias com empresas de telecomunicações e o uso de energias renováveis para garantir uma conectividade estável e de qualidade nas áreas rurais. 

Redução da desigualdade de oportunidades

Desenvolvimento de solução que promova a igualdade de oportunidades para pequenos produtores, especialmente mulheres e jovens, garantindo acesso equitativo a financiamento, mercados e capacitação.
 
 A solução deverá ser escalável e aplicável a diferentes regiões rurais do Brasil, por meio de plataformas ou outras ferramentas.

Melhoria da qualidade laboral dos trabalhadores rurais

Desenvolvimento de soluções tecnológicas ou processos inovadores que melhorem a qualidade de vida dos trabalhadores rurais, especialmente em relação à saúde e segurança no trabalho.
 
A solução deverá envolver o uso de tecnologias para reduzir a exposição a agrotóxicos e/ou melhorar as condições de trabalho no campo.

Sustentabilidade e diversificação de tecnologias agrícolas

desenvolvimento de tecnologias inclusivas que aumentem a produtividade e eficiência de pequenas propriedades familiares, levando em consideração as necessidades sociais e culturais de cada região.
 
A solução deverá ser de baixo custo, de implementação facilitada e adaptável a diferentes contextos locais.

Facilitar acesso ao crédito para produtores familiares

Desenvolvimento de solução inovadora que facilite o acesso ao crédito para produtores familiares, levando em consideração suas limitações e especificidades.

A solução deverá incluir plataformas digitais de crédito simplificado, sistemas de avaliação de crédito baseados em métricas em agropecuária, programas de microcrédito ou parcerias com cooperativas locais para criar garantias solidárias.

Facilitação de acesso aos canais de comercialização institucionais

Desenvolvimento de sistemas que possibilitem a conexão entre produtores rurais e cooperativas de produtores, para acessarem os canais de compras institucionais.

A solução deverá incluir ferramentas para monitoramento de editais e prazos, indicando critérios de enquadramento e permitindo que as instituições façam a programação de compras por produto e data de necessidade, via sistema, facilitando a adesão de produtores interessados e a produção programada para mercado garantido.

Redução do desperdício de alimentos e promoção da segurança alimenta

Desenvolvimento de solução estratégica que minimize perdas alimentares, a fim de promover a inclusão social e a equidade econômica.
 
A solução deverá considerar o desenvolvimento de tecnologias que melhorem a logística de distribuição e armazenamento de alimentos, garantir a conscientização sobre a redução do desperdício entre produtores e consumidores, criar modelos de negócios que conectem pequenos agricultores a redes de distribuição que valorizem seus produtos e investigar métodos para reaproveitamento de alimentos.

Rastreabilidade completa na cadeia de produtos agropecuários

Desenvolver e implementar soluções tecnológicas que possibilitem a rastreabilidade completa dos produtos agropecuários, desde sua origem até a comercialização.

A solução deverá incluir ferramentas e sistemas para o monitoramento em tempo real, a coleta e o gerenciamento de dados ao longo de toda a cadeia produtiva, a fim de garantir a transparência, a segurança e a conformidade dos produtos, permitindo que todas as etapas sejam auditadas e verificadas.

Integração de canais de comercialização e alinhamento entre produção e demanda de alimentos

Desenvolvimento de solução para elaboração de sistemas que possibilitem o monitoramento em tempo real da demanda e da produção de alimentos.
 
A solução deverá incluir ferramentas para análise de dados e ajuste da produção conforme as necessidades do mercado, a fim de estabelecer uma conexão eficiente entre a demanda dos consumidores e a capacidade produtiva dos produtores.

Integração de canais de comercialização entre produção e distribuição de alimentos

Desenvolvimento de solução para implementar ferramentas que desenvolvam canais de comercialização eficientes, encurtando a distância entre produtores e consumidores.
 
A solução deverá incluir melhorias na logística, otimização da cadeia de suprimentos e promoção da comercialização direta, aumentando a acessibilidade e a eficiência na distribuição de alimentos.

Gestão integrada de documentos regulatórios e trabalhistas

Desenvolvimento de solução tecnológica integrada que permita a gestão eficiente de documentos regulatórios e trabalhistas (controle de jornada, garantindo a conformidade com as normas de saúde e segurança do trabalho), por meio de plataforma (ferramenta) capaz de listar, organizar e controlar documentos necessários para a conformidade legal, incluindo atualizações automáticas e notificações sobre prazos e renovação de licenças, autorizações e registros.
 
A solução deverá oferecer ferramentas para a gestão de documentos de forma simples para utilização do público-alvo em propriedades rurais, permitindo a interação entre produtores e cooperativas.

Gestão das emissões de gases de efeito estufa

Desenvolvimento de solução tecnológica que permita redução da emissão e/ou que possibilite a captura de gás carbônico e/ou metano e mensuração.

A solução deverá incluir a criação ou aprimoramento de tecnologias que possibilitem a redução e/ou captura eficiente de dióxido de carbono (CO₂) e/ou metano (CH₄), a partir de fontes agrícolas, como solo, resíduos orgânicos e processos de fermentação, entre outras fontes, que sejam possíveis, possibilitando a mensuração de emissões e captura.

Mitigação dos efeitos eventos climáticos extremos na agricultura

Desenvolvimento de solução para implementar tecnologias para cultivo protegido que proporcionem um ambiente controlado, reduzindo a exposição a condições climáticas extremas e melhorando a produtividade.
 
 A solução deverá englobar sistemas de estufas, túneis ou outras estruturas de cultivo protegido que garantam a estabilidade das condições ambientais, promovendo um crescimento saudável e a qualidade dos cultivos.

Mitigação dos efeitos climáticos no cultivo na agricultura

Desenvolvimento de solução inovadora que permita reduzir a erosão do solo e melhorar a retenção de umidade, além de minimizar o impacto das variações climáticas.
 
 A solução deverá incluir tecnologias e métodos que otimizem a conservação de solo, melhorando a produtividade e a qualidade dos cultivos, frente às condições climáticas adversas.

Otimização e diagnóstico de sistemas elétricos na agroindústria

Desenvolvimento de solução de telemetria, preferencialmente portátil, para máquinas elétricas, capazes de gerar diagnósticos precisos de parâmetros elétricos como tensão e corrente.
 
A solução deverá incluir equipamentos que emitem alertas visuais ou sonoros para condições críticas, como sobretensão e sobrecorrente, e que também avaliem a integridade da rede elétrica interna, identificando trechos de cabeamento que necessitam de reforço ou substituição, utilizando ferramentas como mapas de calor.
 
A solução deverá explorar a correção do fator de potência, considerando as inovações de mercado e a relação custo-benefício, com o objetivo de otimizar o consumo de energia reativa no contexto agroindustrial.

Redução do consumo de combustível nas unidades de produção

Desenvolvimento de solução tecnológica capaz de reduzir o consumo de combustível (cavaco/lenha) nas caldeiras da agroindústria.
 
A solução deverá incluir novas tecnologias para melhorar a eficiência das caldeiras, alternativas sustentáveis de geração de vapor, ou o uso de fontes de energias renováveis que substituam ou complementem o uso de cavaco/lenha.

Eficiência no reuso de efluentes e sustentabilidade hídrica

Desenvolvimento de solução que melhore a eficiência do uso da água em processos agroindustriais e que reduzam o volume de efluentes gerados.
 
A solução deverá possibilitar processos mais eficientes, minimizando o consumo de água e, consequentemente, a quantidade de efluentes que precisa ser tratada, contribuindo para a sustentabilidade dos recursos hídricos e a viabilidade das atividades produtivas.

Controle de emissão de partículas e resíduos orgânicos leves

Desenvolvimento de tecnologias ou equipamentos que minimizem ou eliminem a emissão de resíduos leves e partículas em suspensão durante o processamento e armazenamento de grãos.
A solução deverá resolver a dispersão de cascas de grãos e a emissão de películas de milho.

Gestão sustentável de resíduos orgânicos e efluentes da pecuária

Desenvolvimento de solução inovadora para a gestão e reaproveitamento de resíduos orgânicos e efluentes da produção/cadeia animal, de modo a minimizar o impacto ambiental e maximizar seu uso, seja como fonte de energia renovável ou em outras aplicações sustentáveis.
 
A solução deverá incluir tecnologias que ampliem o uso da biodigestão e/ou que explorem novas formas de transformar essa matéria orgânica em insumos sustentáveis.

Gestão de resíduos agropecuários

Desenvolvimento de sistema integrado de gestão de resíduos agropecuários, capaz de otimizar a logística de coleta, rastrear os resíduos desde a origem até a destinação final, e facilitar a separação e o tratamento de resíduos, inclusive os perigosos.
 
 A solução deverá incluir um planejamento eficiente para coletas otimizadas e permitir a interação entre cooperativas, produtores e órgãos reguladores.

Gestão integrada de embalagens agroindustriais

Desenvolvimento de soluções inovadoras para a coleta, transporte, tratamento e destinação final de embalagens, com foco na devolução e reutilização dentro ou fora do ciclo produtivo.
 
 A solução deverá contar com sistema de rastreamento de embalagens, principalmente de agrotóxicos (recebido x devolvido), e incorporar tecnologias para a transformação em novos insumos ou produtos. Além de soluções que facilitem o aproveitamento direto dos resíduos em outras atividades.